Copa do Mundo da Fifa 2014

Carnaval do Rio em San Luis, na Argentina, bate recorde de publico e Governo pensa em carnaval em três dias para 2014

By on março 13, 2013

*Em seu quarto ano consecutivo, evento levou a cultura do carnaval e projetos de inclusão social para San Luis, província a 800 km de Buenos Aires
Produzido pela Gangazumba Produções, em parceria com a Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) e a Ami-7, o Carnaval do Rio em San Luis, realizado nos dias 8 e 9 de março, teve uma plateia de mais de 50 mil espectadores em dois dias de desfiles. Somente no sábado, último dia do evento, o público foi de mais de 30 mil pessoas no autódromo de Potrero de Los Funes, onde acontecem as apresentações. A informação é dos organizadores do Governo da província de San Luis, localizada a cerca de 800 km de Buenos Aires e a 3.350 km do Rio de Janeiro.
“O governador me falou pessoalmente de seu desejo de realizar o Carnaval do Rio em San Luis em três dias, a partir de 2014”, revelou Antônio Pitanga, presidente da Gangazumba Produções, produtora oficial do evento. “É o samba entrando em um país que tem o tango como orientador. Isto só tem sido possível porque as bases foram a humanização e a inclusão social e não apenas o capital; não trouxemos um espetáculo pronto mas que precisou todo o tempo do envolvimento dos habitantes locais”, analisou Pitanga.
Cecília Luberriaga, Ministra do Turismo e das Culturas e responsável pela organização do evento por parte do Governo provincial, também comemorou os resultados. “Além do grande retorno turístico, consideramos que o maior saldo é a formação de multiplicadores na província, cidadãos puntanos que aprenderam a confeccionar fantasias e alegorias – alguns já vivendo disso após o Carnaval – e hoje estão aptos a replicar este aprendizado, proporcionando ainda mais inclusão social para os moradores de San Luis”, acrescentou Cecilia Luberriaga.


Célia Domingues, coordenadora geral de produção e presidente da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil), avalia que o sucesso do Carnaval na província argentina tem como base sólida o programa de capacitação e inclusão social promovido por San Luis a partir das oficinas organizadas na cidade. “O Carnaval não perdeu sua importância como ferramenta de inclusão social, nem no Brasil, nem na Argentina, como mostram os resultados deste intercâmbio cultural e social. Em quatro edições, já formamos centenas de argentinos e, este ano, todas as 750 fantasias da escola puntana foram elaboradas por eles, sob nossa coordenação e orientação”, destacou Célia.
Sobre o Carnaval do Rio em San Luis – O Carnaval do Rio em San Luis é o maior desfile de carnaval realizado por brasileiros fora do Brasil e teve sua quarte edição nos dias 8 e 9 de março (sexta e sábado da semana passada), na província de San Luis, no Centro-Oeste da Argentina, a cerca de 800 km de Buenos Aires e a 3.350 km do Rio de Janeiro. São dois dias de desfiles, com apresentações de três escolas de samba.

 

Duas delas são formadas por 1.500 sambistas vindos do Rio de Janeiro, e a terceira – fundada em San Luis -, por 750 foliões argentinos. As agremiações brasileiras são montadas com a junção de alas, baterias, baianas, passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira oriundos de escolas de samba do Grupo Especial e da Série A do Carnaval carioca. Já a agremiação local, batizada de Sierras del Carnaval através de votação popular, foi criada no mesmo padrão das brasileiras e estreou nos desfiles em 2012.
O espetáculo segue o modelo dos desfiles da Marquês de Sapucaí e acontece no autódromo da cidade de Potrero de Los Funes. O local teve um trecho de quinhentos metros adaptado para servir de “Sambódromo” (chamado pelos argentinos de “Corsódromo”). Uma plateia de 50 mil pessoas assistiu aos desfiles das três escolas , nos dois dias de desfiles. Todas as fantasias da escola de samba local são confeccionadas por alunos do projeto de inclusão social de San Luis, que tem oficinas carnavalescas criadas e coordenadas por artesãos brasileiros, instrutores da Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil).

 

About Juninho Tititi

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 − cinco =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>